domingo, 3 de maio de 2009















Os carros tipo gaiola surgiram nos Estados Unidos nos anos 50. Tudo começou com surfistas que transformavam pesados Fords e Chevrolets em estruturas mais leves, para poder andar pelas dunas da Califórnia. Para não afundarem na areia macia, eles eram equipados com pneus de aviões, com pressão bem baixa. Nos anos 70 esses veículos ficaram ainda mais leves, com o uso da mecânica VW derivada do Fusca e do uso de tubos especiais, sem costura, na construção de chassis.
   Além de usadas para o lazer e competições, as gaiolas acabaram empregadas em outras áreas, Na guerra do Golfo, na década de 80, os americanos usaram para patrulhamento e incursões rápidas no deserto. A marinha americana usa gaiolas como base para veículos-robôs e, ainda nos EUA, é utilizada como veículo de patrulhamento de fronteiras. Do lado utilitário, auxilia na colheita de frutas e, acreditem ou não, as gaiolas já foram usadas até na Lua, carregando astronautas, com motores elétricos.
   As gaiolas surgiram no Brasil na década de 80. Quando campeonatos de Auto Cross chegavam a reunir centenas de participantes.
Entre eles estavam Paulo Cezar Colella que criou a partir de sua larga experiência em Raids de Jeep e Auto Cross, um veículo que tivesse um alto desempenho, e uma baixa manutenção. E que também enfrentasse sem dificuldade os desafios do Fora de Estrada.

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